Promoção Relâmpago - Cursos de Pós-Graduação Matricule-se Já
Promoção Relâmpago - Cursos de Pós-Graduação Matricule-se Já

O ATO DA CÉLEBRE PROFISSÃO E MÚLTIPLAS ATUAÇÕES É COMEMORADO NESTE DIA 20 DE MAIO

Ensinar é um gesto nobre de sujeitos evoluídos, que ajudam alunos a caminharem rumo ao exercício pleno da cidadania. (Edna Pasini, 2021).

Só pessoas evolucionadas são capazes de ensinar o que sabem e aprender simultaneamente.

Base legal

Instituído pela Lei nº 13.083/2015, o dia do pedagogo é o momento pela qual refletimos a importância do mestre por excelência da educação nos desdobramento do planejamento, coordenação, ensino e demais atividades da nobre profissão.

Papel do pedagogo

É mestre por excelência e profissional Sênior, que cuida do fluxograma do ensino, gestão e aprendizagem. Zela pela aplicabilidade da legislação em vigor, fazendo o possível para propor uma cultura de intelectualidade e libertar o sujeito da ignorância e da mediocridade, através de sua atuação no ensino e extensão do ofício.

O patrono da educação, Paulo Freire, nos traz uma reflexão da educação como ato político social, na obra Pedagogia do Oprimido, visto que temos o papel fundamental de provocarmos nos sujeitos uma consciência crítica e trazer para o centro do exercício pleno da cidadania e provocar no ser humano o que tem de mais belo: Valores; valores que transcende teorias, postulados, métodos e faz dele um ser protagonista e engajado para transformar cenários privativos da afeição social em cenários de sucesso.

Dessa forma, o pedagogo engajado, veste a camisa da educação com muita hombridade e seriedade, que vai além da organização do ensino, da elaboração de calendário escolar ou acadêmico, de coordenar ou orientar professores, ou ainda de supervisionar. É o agente balizado com expertise técnica suficiente para atuar de forma polissêmica nos mais diversos desdobramentos da profissão.  

Minha experiência e atuação na FATECH

Como pedagoga, professora conteudista, gestora de conteúdos e pesquisadora da educação tenho feito o possível para exercer com afinco nossa ilibada profissão, inclusive mediando meios de formação Superior a calouros e veteranos com a implantação do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia presencial e EAD, autorizado pelo MEC desde 2017 na Faculdade FATECH, onde tenho a honrosa missão de ser diretora acadêmica e atuar com representatividade técnica nos cursos de graduação e Pós-graduação que temos diante do MEC.  

Nosso papel primordial é zelar pela excelência do corpo docente que temos e ofertar formação condizente com as novas exigências do século XXI. Aqui, nossos acadêmicos tem contatos com diversas práticas da área até a inserção ao mundo profissional; do vestibular a formatura, acompanho nossos acadêmicos, o que diferencia a Faculdade FATECH.

Das felicitações

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire/Pedagogia da Autonomia).

Sob a égide dos scripts de Freire, parabenizo todos os nossos pedagogos do Brasil e do Mundo, externo minha mais honrosa felicitações a todos meus nobres colegas de profissão, com destaque de estilo aos meus colegas, que incansavelmente se dedicam para o sucesso da Faculdade FATECH. Recebam meu honorífico reconhecimento de serviço essencial à educação. Sigamos firmes na formação de abnegados alunos.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe as postagens da FATECH no seu Facebook, Instagram, e YouTube e saiba mais sobre nossa atuação frente a direção acadêmica.

Edna Pasini

Deixe Seu Comentário


Chamar no Whats!