Conectividade e Educação em Tempos de Pandemia

O Ensino Híbrido ou Blended Learning é a metodologia que potencializa o aprendizado e leva o aluno para o centro do processo epistêmico.
post/7-conectividade-e-educacao-em-tempos-de-pandemia//20210824174329.jpg

O Ensino Híbrido ou Blended Learning é a metodologia que potencializa o aprendizado e leva o aluno para o centro do processo epistêmico.

É fato que nos últimos anos a educação passou por diversas mudanças e readequações, sendo necessário rever alguns métodos, realinhar algumas abordagens, reaproveitar espaços ociosos nas instituições de ensino, realocar profissionais e definir novos perfis; tudo isso para atender a nova demanda do século XXI: Jovens e Adolescentes cada vez mais antenados no Mundo Digital e envolvidos com o contexto.

Para a educação é um sinal excelente, já que visamos formar cada vez mais pessoas críticas, reflexivas e voltadas ao contexto social. E a conectividade em tempos de pandemia, vem como não mais uma simples alternativa de educação, mais sim como tendência de E-learning (ensino virtual), em tempos de isolamento social, devido ao novo Coronavírus; assim, o Ensino Híbrido ou Blended Learning é a Metodologia que potencializa o aprendizado e leva o aluno para o centro do processo epistêmico.

O que você professor pensa sobre tendência na educação no século XXI?

Você professor já sentiu que seus conhecimentos não são valorizados onde você trabalha? ou você é visto como antiquado quando se fala de ferramentas modernas de educação?

Pois bem! Você não pode ficar de fora das principais discussões de educação na contemporaneidade e nem seu profissionalismo sendo subutilizado. Você é o mentor e validador de pessoas de sucesso através da sua atuação como educador, por isso, é importante está em sintonia com tudo que há de moderno na educação.

Modismo na educação ou tendência?

MODISMO na educação são formas de etiquetas que vem sendo usadas por profissionais que não se dedicam a pesquisa; uma espécie de receita pronta que são inculcadas na mentalidade de profissionais “júnior” ou com poucas experiências na área, sem o mínimo de base teórica ou recomendações técnicas de órgãos ligados a educação.

O modismo na educação vem e passa, não deixa legado em nenhum em seus pares, só é um ato efêmero de pseudo mudança, que veste seus defensores até alcançarem seus objetivos, que são paginados de ideais capciosas.

Deste modo, “[...] uma tendência [...] é uma mudança e alteração com capacidade de influenciar as dinâmicas dos negócios e o comportamento dos consumidores. (Rasquilha e Veras, p. 29, 2019). Na educação uma tendência, “chega, fica e transforma o ambiente. [...]”.

Os supraditos autores completam dizendo:

[...] A década 2020-2030 será marcada pelo retorno da educação ao seu lugar mais nobre – o de conduzir e guiar pessoas aos próprios caminhos e não mais a um trajeto imposto por paradigmas atrasados, não alinhados ás demandas atuais e futuras [...], (RASQUILHA e VERAS, p. 16, 2019).

Vimos, com base nos estudiosos da educação 4.0, isto é a educação entrelaçada a tecnologia a serviço da formação intelectual, que a tecnologia virou tendência na educação, abordado por vários estudiosos e com desdobramento para as metodologias ativas de aprendizagem, que visa formar no aluno uma mentalidade mais sólida sobre a formação do conhecimento e autonomia.

Uma dessas formas de ensino na Era Digital é a Educação Híbrida ou Ensino Híbrido/Blended Learning, o qual é a metodologia que potencializa o aprendizado e leva o aluno para o centro do processo epistêmico.

Você professor se considera preparado para a Era Digital?

Professor preparado para a E-Learning (Ensino Digital) possui as seguintes características:

  • É um professor Sênior e buscar formar líderes também;
  • Não economiza externar aos alunos seu sucesso e incentiva-os para o protagonismo;
  • Tem amorosidade com os alunos e empatia na comunicação;
  • Protagoniza a Inteligência Emocional dos alunos;
  • É um polidocente;
  • Usa as tecnologias a serviço da docência e delas potencializa pessoas;
  • Enfrenta novos desafios de educar em tempos de pandemia através da busca constante da Formação Continuada;
  • Não apresenta temerosidade diante do desconhecido; antes busca se ressignificar.
  • Usa as atividades avaliativas como instrumento de verificabilidade de aprendizagem e não com caráter punitivo.

 Em que consiste a Educação Blended Learning ou Ensino Híbrido?

O Ensino Híbrido ou Blended learning, se apresenta como uma das mais interessantes formas de ensinar no atual contexto de Pandemia e Pós-pandemia. Foi durante esse cenário obscuro que profissionais tentaram se reinventar, ressignificando métodos que até então ficavam nos ementários dos cursos de formação continuada.

O modelo de educação Blended learning, é considerado atualmente por especialistas um dos modelos mais eficazes de ensino e aprendizagem; haja vista, que no contexto de pandemia, achou-se um método coerente, pois mistura modalidade de ensino presencial com o ensino online; incorporando de fato à tecnologia no currículo escolar. Lançado pelo Instituto Christensen, teorizado por Clayton Christensen.

Em suma, Blended Learning; são dois vocábulos que vêm da língua inglesa, nas quais dizem respeito da mesclagem da forma de ensinar em contextos diferentes. É uma metodologia de ensino que associa a tecnologia à educação, no formato da aprendizagem online e presencial, onde o aluno tem a liberdade de aprender através da autonomia mediada pelo professor.

 Jeito FATECH de ser: 4.0 – Uma Cultural Digital – Pós-graduação em Ensino Híbrido ou Blended learning

Pensando na missão que temos, em vocacionar o Ensino, a Cultura e a Ciência, homologamos a Pós-graduação em Ensino Híbrido ou Blended learning, com intuito de conciliarmos Conectividade e Educação em Tempos de Pandemia.

Das Habilidades:

Apresente Pós-graduação dará expertise teórica suficiente aos profissionais da educação e áreas correlatas sobre a Metodologia de ensino Blended Learning, voltadas as Metodologias Ativas de Aprendizagem, propondo métodos, técnicas e estratégias que despertam no aluno aprendizagem e moderniza o ensino para a era do Século XXI, com vista para o contexto de Pandemia e Pós-pandemia, otimizando em sala os conteúdos de forma técnica, porém com uma práxis inovadora.

Das Competências:

  • Este Curso de Pós-graduação em Ensino Híbrido tem como objetivo especializar profissionais da educação e áreas afins, com relação a personalização e aplicabilidade da metodologia Blended Learning;
  • Proporcionar o contato com as ferramentas tecnológicas do campo da educação em tempos de pandemia e pós-pandemia;
  • Combinar as vantagens da educação presencial e a distância com o intuito de estimular as interações sociais e culturais, através de metodologias atualizadas.

Da carga horária:

420h

Dos componentes curriculares:

  • Didática no Ensino Básico e Superior;
  • Metodologia da Pesquisa;
  • Práticas Educacionais no Século XXI;
  • Fundamentos do Ensino Híbrido;
  • Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
  • Informática Aplicada à Educação;
  • Práticas Pedagógicas e Aplicação da Tecnologia;
  • Aplicação do Design Instrucional na Educação à Distância;

Referência

RASQUILHA, Luis & VERAS, Marcelo. Educação 4.0. O Mundo, a Escola e o Aluno na década 2020-2030. Campinas-SP: Uniatà-editora, 2019.

Autores:

Edna Pasini

Jeová Pereira

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe as postagens da FATECH no seu Facebook, Instagram, e YouTube e saiba mais sobre nossa atuação frente a direção acadêmica.


18/06/2021 16:12:04