Bate-Papo com a Diretora Acadêmica, Edna Pasini sobre Ensino Híbrido

A nova Pós-graduação em Ensino Híbrido é muito mais que uma Formação Continuada.  É um conjunto de ferramentas metodológicas modernas de ensino, em que mescla o ensino presencial com online (E-learning), voltada para o nosso novo público.
post/13-bate-papo-com-a-diretora-academica-edna-pasini-sobre-ensino-hibrido//20210824184929.jpg

Em que consiste a nova Pós-graduação em Ensino Híbrido?

A nova Pós-graduação em Ensino Híbrido é muito mais que uma Formação Continuada.  É um conjunto de ferramentas metodológicas modernas de ensino, em que mescla o ensino presencial com online (E-learning), voltada para o nosso novo público. Alunos internautas que estão super antenados com o mundo digital.

Professora, a escola precisa de um mega laboratório de informática, com máquinas de última geração para implementar o Ensino Híbrido?

Não necessariamente. Na verdade a escola deve sim fomentar a prática do uso de ferramentas tecnológicas ao ensino, porém, na proposta do Ensino Híbrido, o professor pode mesclar a aula presencial com os recursos tecnológicos disponíveis, que são tantos. Hoje, nossos alunos estão cada vez conectado, daí a criatividade do professor em potencializar o aluno internauta para a construção do conhecimento. 

Esse modelo de educação no Brasil é reconhecido?

Absolutamente. O Ensino Híbrido é a metodologia de ensino que surgiu nos Estados Unidos, chamado de Blended Learning; pesquisado e incorporado na educação pelo Instituto de Pesquisa Clayton Christensen. E Hoje, passou ser concebido na educação como modelo inovador de educação, portanto, tendência. 

Essa nova Pós-graduação é voltada para que público?

Profissionais da área da Educação e áreas afins, que queiram atuar em plataforma digital e aprimorar conhecimento sobre o processo ensino-aprendizagem na educação presencial, tendo como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico.

Com quais competências o aluno terá ao finalizar o curso?

•    Terá expertise com as ferramentas tecnológicas do campo da educação em tempos de pandemia e pós-pandemia;
•    Combinará as vantagens da educação presencial e a distância com o intuito de estimular as interações sociais e culturais, através de metodologias atualizadas;
•    Entenderá o cenário como uma oportunidade de transformação do processo de ensino e aprendizagem e de crescimento para eles próprios. Serão mais motivadores de novas possibilidades de atividades e projetos, fomentando a autonomia e o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos;
•    Dominará as estratégias voltadas para as Metodologias Ativas, com ensino centrados na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada.

Professora, considerando o possível retorno das aulas em agosto, anunciado pelo GEA nesta semana e de acordo com cenário instável que estamos vivendo. Qual metodologia de ensino ideal para esse momento? 

A partir de agosto, com retorno às aulas, serão adotados pelos órgãos de educação no Amapá, a Metodologia de Ensino Híbrido; o que também já é realidade em outros Estados do Brasil. Por isso, a importância de conhecer bem a PERSONALIZAÇÃO e APLICABILIDADE desta metodologia, que veio para subsidiar nossa prática docente e agregar valor pedagógico. 

A FATECH, sob a égide de Educação 4.0 vem para contribuir com o novo cenário pandêmico? 

Com certeza. A Faculdade FATECH sempre teve a responsabilidade social de promoção humana; tem na sua essência trabalhado para que o ser humano desenvolva plenas condições: morais, éticas, espirituais, cívicas e profissionais. E claro, pensamos nesse novo momento de deixarmos nosso legado institucional, formando profissionais dentro desse novo contexto social, que estamos vivendo.

 


18/06/2021 16:12:04