aculdade FATECH

Regulamento do Núcleo de Apoio Pedagógico

APRESENTAÇÃO

O presente regulamento tem por objetivo de normatizar o funcionamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAP, referente às atribuições dos envolvidos e o processo de realização das atividades.
O NAP foi estruturado para gerar aos docentes, discentes e corpo administrativo apoio para a realização de suas atividades de maneira a facilitar o desenvolvimento doprocesso ensino-aprendizagem.

CAPÍTULO I
DAS FINALIDADES

Art. 1º Tem a finalidade de proporcionar aosdiscentes, docentese corpo administrativo da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas -FATECH, atendimento e orientação a fim de minimizar os problemas de ordem psicológica e/ou psicopedagógico e facilitar oprocesso de ensino- aprendizagem.

Art. 2º Desenvolver formas a colaborar com a manutenção do climasaudável de trabalho institucional.

Art. 3º Oferecer orientação, assessoramento e acompanhamento das açõesde intervenção psicopedagógico e/ou psicológica com a finalidade de possibilitar apromoção do processo ensino-aprendizagem nos casos de necessidades educativasespeciais.

Art. 4º Para os casos que se fizer necessário atendimento mais especializado, o NAP deverá sugerir o devido encaminhamento.

CAPÍTULO II
DO PERFIL DO PROFISSIONAL


Art. 5º O profissional atuante nos atendimentos do NAP ocupa o cargo de Assistente Psicopedagógico com a formação: Graduação em Psicologia ou curso Superior correlato e especialização em Psicopedagogia;
Parágrafo Único: O atendimento de agendamento poderá ser realizado por um Técnico- Estagiário.

Art. 6º O Assistente Psicopedagógico deve possuir Competências Técnicas de atendimento psicopedagógicos e Competências Comportamentais como: Discrição, ética comportamental, comunicação, relacionamento interpessoal, assertividade e ouvinte ativo(Anexo A).

CAPÍTULO III
DA INFRAESTRUTURA


Art. 7º Para a realização dos atendimentos do NAP a FATECH disponibiliza infraestruturaadequada com sala para atendimento individualizado.

CAPÍTULO IV
DO PROCESSO DE ATENDIMENTO

 

Art. 10º O processo de atendimento será conforme o fluxograma apresentado no Anexo B.

Art. 11º O atendimento do NAP pode surgir da solicitação do docente, discente, dacoordenação do curso ou do pessoal técnicos administrativos ou demais interessados.

Art. 12º  As solicitações para atendimento do NAP podem ser realizadas pessoalmente,por contato telefônico ou eletronicamente.

Art. 13º Os atendimentos do NAP são registrados em formulário específico conforme
Anexo B.

CAPÍTULO V
DO USUÁRIO

Art. 14º O NAP realiza atendimento psicopedagógico aos discentes, docentes e pessoaltécnico- administrativo nas questões relativas ao processo ensino-aprendizagem.

Art. 15º O usuário terá atendimento com o objetivo de identificar as dificuldades atuais eorientar na busca de formas alternativas, sendo que o atendimento do NAP é denatureza psicopedagógico.

CAPÍTULO VI
DA DOCUMENTAÇÃO

Art. 16º As solicitações de atendimento ao NAP são registrados diretamente no sistemaquando solicitação eletrônica e em formulário específico (ver Anexo C) quandosolicitação por telefone ou pessoalmente.

Art. 17º Os atendimentos do NAP são registrados no formulário Registro de Atendimentoda Graduação, apresentado no Anexo C.

CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 Este Regulamento do Núcleo de Apoio Psicopedagógico entra em vigor nesta
data, devendo ser divulgado nos diversos meios da instituição.

 



Edna Maria BizPasini
Diretora Acadêmica
 

Deixe Seu Comentário