Regulamento do Nivelamento

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO


JUSTIFICATIVA

A sociedade contemporânea, caracterizada pela rapidez nageração transmissão de informações, tem exigido papéis sociais que, para atender a tais demandas,devem se modificarconstantemente. Assim, torna-se fundamental que a educaçãoseja entendida, em tempo real, como um instrumento capaz de modificar as pessoas em sua relação com o contextosocial em que estão inseridos, considerada o influxo de informaçõesproduzidas pela sociedade. Cabe a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas,como um sistema educativo voltado àeducação superior, formar pessoas capazes de fomentar a reflexão,sistematização e produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento danossa sociedade.
Visando o aprimoramento no processo ensino-aprendizagem e,consequentemente, a formação de profissionais de excelência, e que sejam competentes para atender àsdemandas da sociedade e do mercado de trabalho, a Faculdade FATECH oferece àsua comunidade acadêmica, o presente Regulamento do programa de Nivelamento.

O referido Regulamento, destinado ao atendimento de todosgraduandos dainstituição, consiste no trabalho coletivo, em turmas para as quais serãoministradas aulas de Língua Portuguesa, bem como o atendimentoindividualizado em sistema de agendamento para tirar dúvidas pontuais sobre osconteúdos estudados na referida disciplina.

A viabilização do Regulamento do Programa de Nivelamento aos graduandostorna-se relevante para permanência e manutenção de sua formação em níveluniversitário, tendo em vista que poderão encontrar subsídios que os ajudarão asuprir possíveis dificuldades encontradas no início ou ao longo do percursoacadêmico.

O trabalho com os conteúdos linguísticos tem comoprincipal objetivo, contribuir para que os discentes possam superar eventuaisdefasagens escolares determinantes para o bom desempenho em seus cursos degraduação, principalmente referente ao domínio das diferentes linguagens.

O Regulamento do Programa de Nivelamento da Faculdade FATECHremanejará equipe de profissionais especializada, para desenvolver atividades considerando operfil e a necessidade do alunado, demonstrando dessa forma, o compromisso dainstituição com uma educação democrática e plural, com vistas aodesenvolvimento pessoal, social e profissional de todos.

DO CURSO E SUAS FINALIDADES

Art. 1º. A Faculdade FATECH proporcionará aulas de Nivelamento em Língua Portuguesa,sempre que houver turmas ingressantes na Instituição.

Art. 2º. O Programa de Nivelamento também será oferecido aos discentes deoutros semestres que não sejam os iniciais, caso haja disponibilidade de vagas.

Art. 3º. Os discentes serão convidados a participar do Programa, excluindo apossibilidade de obrigatoriedade.

Art. 4º. Os professores ministrantes das aulas de Nivelamento se responsabilizarão pelocontrole da frequência dos discentes participantes do Programa de Nivelamento.

Art. 5º. Os docentes envolvidos no Programa de Nivelamento serão indicadospela Coordenação do Colegiado de Graduação, com anuência da Direção Acadêmica.

Art. 6º. O Curso de Nivelamento elaborará um programa de conteúdos que sejamcomuns a todos os Cursos da Instituição, de caráter básico, para a formaçãoacadêmica do discente.

Art. 7º. A avaliação do Programa ocorrerá por meio da relação entre controle defrequências e desempenho nas disciplinas regulares do Curso.

Art. 8º. As aulas serão oferecidas de acordo com critérios estabelecidos pelo Colegiado de Graduação, com anuência da Diretoria Acadêmica, e contarão com a orientação e acompanhamento de docentes qualificados, e com experiência para identificar as dificuldades que interferem no desempenhoacadêmico dos discentes e sugerir mecanismos adequados de estudos.

Art. 9º. Os projetos serão desenvolvidos pelos docentes envolvidos no Programaa partir da identificação das necessidades dos discentes.

Art. 10º. A carga horária para cada modalidade oferecida será de 20h (vinte horas) presenciais, além do tempo para atividades orientadas extraclasse.

Art. 11º. Ao término do nivelamento o aluno aprovado receberá certificado, queservirá como atividade complementar.

DO OBJETIVO GERAL

Art. 12º. Aoaprimorar a competência linguística do discente, a fim de que ele possaexercê-la de maneira adequada em qualquer situação e que se apresente,sabendo discernir e decidir a respeito de que padrão linguístico utilizar emcada situação, além de dominar o padrão culto da língua valorizadosocialmente e de grande importância no contexto acadêmico.

DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Art. 12º. Os objetivos específicos do Programa são os seguintes:
I - Discutir sobre a importância do estudo da língua portuguesa, como disciplina basilar para o entendimento das diversas construções linguísticas;
II - Dominar as especificidades da analise do discurso oral e escrito,através de exercícios práticos de leitura e escrita;
III - Discutir os diferentes aspectos da produção de texto;
IV - Produzir textos coerentes e criativos.

DO CONTEÚDO

Art. 13º.Os conteúdos didáticos do Programa são os seguintes:
I - Leitura e interpretação de textos;
II - A construção do parágrafo;
III - Variação linguística;
IV - A coerência e a coesão textual.
V - Estrutura do texto dissertativo.
VI - Concordância nominal e verbal.
VII - Ortografia.
VIII - Acentuação e crase.
IX - Pontuação.

Deixe Seu Comentário