Institucional

Missão

A missão da Faculdade FATECH é servir pessoas e instituições, formando profissionais éticos e competentes demandados pela sociedade local, regional e nacional, atendendo aos padrões de qualidade de gestão e do sistema de ensino preconizados pelo Ministério da Educação, e acima de tudo: “Criar comprometimento do Ser Humano com o Ser Humano e investir no processo educacional”.
 

Objetivos Institucionais

Dos objetivos gerais a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – FATECH- persegue os objetivos legais para construir os objetivos institucional em consonância com as leis vigentes. Assim, destacamos os principais objetivos da LDBEN nº 9303/96 - Lei Darci Ribeiro promulgada em dezembro de 1996 no art. 43 da LDB trata da finalidade da educação superior que sugere, entre outras coisas:

I – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II – formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

III – incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura...;

IV – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos...;

V – suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional...;

VI – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os regionais e os nacionais...;

VII – promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. (LDBEN nº 939496).

Histórico da Instituição
É inquestionável o fato de que a Igreja Assembleia de Deus do Avivamento, como instituição religiosa e civil tem como um de seus compromissos a preocupação de preparar o indivíduo como cidadão emancipado e consciente de sua responsabilidade ética diante da sociedade. Uma das vocações da Igreja para cumprir com este compromisso inadiável éação educadora.

Neste sentido, é que o artigo 3º, capítulo II, do Estatuto do Ministério Pastoral da Assembleia de Deus do Estado do Amapá que estabelece como um de seus objetivos principais “oferecer e desenvolver o ensino em seus vários graus e a Educação Religiosa”. Assim, o Ministério concluiu que passados 34 anos de existência e ter constituído um patrimônio material e humano capaz de dar sustentação a uma instituição de ensino superior, era chegada a hora da persecução deste objetivo. A Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – FATECH, mantida pela Igreja Assembleia de Deus.

Assim, a partir dessa perspectiva e da compreensão de que o ensino teológico é fundamental para o crescimento e aprovação de obreiros, em 1993, o pastor Ezer Belo das Chagas, presidente da Igreja Assembleia de Deus de Macapá, e seu co-pastor Manoel Sebastião de Oliveira, fundaram o Instituto Teológico da Assembléia de Deus no Amapá-ITADAP. Inicialmente funcionando nas dependências das classes da Escola Dominical, da Igreja Assembléia de Deus de Macapá.

No ano seguinte, nasceu o projeto de construção de um prédio para iniciar aEducação Fundamental, denominado Cristiano Ferreira da Silva. No entanto, como a demanda para o curso livre de Teologia cresceu muito no Estado do Amapá, em 1995, e, amparado pelo Decreto-Lei 1.051/69, foi implantado o curso de Bacharel em Teologia, ofertado em caráter ecumênico, suprindo assim, a formação acadêmica de evangelizadores de alto nível.

A promulgação, em 1996, da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação - LDB -939496, estabeleceu um redimensionamento na oferta do curso de Teologia, que deixou de ser tratado como curso livre, nos termos previstos no Decreto-Lei 1051/69, e passou a carecer de autorização do MEC para a aferta de bacharelado. Assim, em 19 de setembro de 2002, após credenciamento da FATECH junto ao Ministério da Educação, através da Portaria nº. 2646, foi dado o passo mais largo rumo à concretização do sonho da comunidade Evangélica da Assembleia de Deus-AP. Manter uma faculdade capaz de proporcionar a formação profissional, alicerçada nos princípios éticos cristãos. O primeiro processo seletivo ocorreu em fevereiro de 2003 e resultou na formação de duas turmas, uma no horário vespertino e outra no noturno. Hoje, Teólogos formados, profissionais e líderes atuantes contribuindo para a promoção humana dentro dos princípios e formação cristã.